terça-feira, 31 de maio de 2011

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA WORLD CHILDREN'S DAY



Todas as crianças têm o direito de passear

Ir de passeio poderia ser um dos direitos fundamentais das crianças. Esta semana, com o Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, em mente, temos Fugas em versão tempo dos mais novos: seleccionámos dezenas de actividades em família, por todo o país, para deliciar miúdos e graúdos. A Fugas também é das crianças.

NORTE

Braga | Exposição "O Mundo da Playmobil"
O Braga Parque assinala este dia com a inauguração da exposição " O Mundo da Playmobil", que poderá ser visitada até ao final do mês e onde os miúdos podem - além de conhecer as mais emblemáticas linhas da marca - experimentar e explorar o mundo imaginário da Playmobil. No dia 1, haverá ainda muitas surpresas que farão as delícias dos mais pequenos: malabaristas, palhaços, escultores de balões e equilibristas e lembranças de balões e guloseimas.
www.bragaparque.pt

Bragança | Museu do Abade Baçal
As actividades começam cedo no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, com actividades diversas, como aulas de hip-hop, jogo da pinhata e pinturas faciais. Da parte da tarde há aulas de dança do ventre, aulas de ginásticas e jogos tradicionais. Termina com lanche de convívio. Entrada gratuita. Telefone para informações: 273331595.
www.ipmuseus.pt

Douro | Cruzeiro no Douro
Nos cruzeiros de um dia da Douro Azul, crianças não pagam. Até 5 de Junho, as crianças até aos 11 anos, acompanhadas de um adulto podem viajar gratuitamente em todos os programas de cruzeiro de um dia da Douro Azul. As primeiras 50 reservas recebem bilhetes para o Zoo Santo Inácio, em Gaia.
www.douroazul.pt

Lourosa | Zoo de Lourosa
Duas aves muito especiais e divertidas andarão à solta para dar as boas-vindas aos mais pequenos que no dia 1 visitem o Zoo de Lourosa. Neste dia especial as crianças vão aprender um pouco mais sobre os animais que habitam este parque ornitológico, único no país dedicado exclusivamente às aves e ajudar na "Hora da Alimentação dos Flamingos". Todos recebem um Qui'zoo para poderem realizar durante a visita.
www.zoolourosa.com

Matosinhos | Surf
Para um dia mais radical a Escola de Surf do Norte oferece 10 aulas de Surf ou Bodyboard, às primeiras 10 crianças, com idades entre os 8 e os 12 anos, que apareçam nas instalações da escola entre as 10h30 e as 11h30. Está incluído material e seguro. Local: praia de Matosinhos, junto ao Vagas Bar.
www.surfaventura.com

Porto | Casa da Animação
Todos os anos a Casa da Animação dedica uma semana às crianças, para comemorar o Dia Mundial da Criança. De 31 de Maio a 4 de Junho, entre no mundo de cartão do Dodu, com diversas actividades, cinema (grátis) e oficinas de animação (até 3 euros), sessões de yoga (1 euro), recriação de histórias, cenas e personagens a partir de materiais recicláveis. A Casa da Animação fica na rua Júlio Dinis, no Edifício Les Palaces, no Porto.
www.casa-da-animacao.pt

Vila Nova de Gaia | Parque Biológico
Todos os visitantes que visitem o Parque Biológico de Gaia, no Dia da Criança, sejam famílias ou grupos escolares, podem participar num concurso para a escolha de um nome da Mascote da Noite dos Pirilampos. Por volta das 16h00, o júri divulgará a sua escolha e atribuirá os prémios. Há ainda lembranças simbólicas para todas as escolas que escolham este parque para celebrar esta data.
www.parquebiologico.pt

Vila Nova de Gaia | Zoo Santo Inácio
O Zoo Santo Inácio, localizado em Avintes, antecipa o Dia da Criança, nos dias 28 e 29 de Maio, com um divertido insuflável. No dia 1, este parque que alberga mais de 1200 animais e cerca de 400 espécies de todo o mundo, oferece para além do insuflável, divertidas mascotes, pintura facial e modeladores de balões. E para celebrar o seu 11º aniversário, que acontece no dia 10 de Junho, o zoo está a preparar uma grande festa com convidados muito especiais: o Sportacus e a Estefânia da Vila Moleza e muitas outras surpresas.
www.zoosantoinacio.com

CENTRO

Buçaco | Mata do Buçaco
A Fundação Mata do Buçaco, em colaboração com o Departamento de Biologia da universidade de Aveiro, celebra este dia com a realização de actividades didácticas de cariz ambiental e com o objectivo de sensibilizar os mais novos para a conservação da fauna e da flora. As actividades, "Os mamíferos da Mata" e "As plantas, um mundo por explorar", são acompanhadas por biólogos e realizam-se nos viveiros e estufas da Mata Nacional do Buçaco (concelho da Mealhada). Horário: das 9h00 às 12h00. Preço: 2 euros. As crianças devem levar almoço para piquenique. Inscrições para atividades@fmb.pt

Viseu | Feira de actividades lúdicas
De 1 a 5 de Junho aparece no Pavilhão Multiusos de Viseu e participa na Feira de Actividades Lúdicas. O programa é extenso e variado: lançamento de aviões de papel; Vem brincar às profissões; ateliers de pintura, gincana de insufláveis, Espaço Ciência, Desporto e Aventura, desfile de moda e sessão fotográfica com a "presença" da Hello Kitty e sessão de Karaoke.

SUL

Algarve | Passeio Capitão Gancho
Embarca nesta aventura ao longo da costa algarvia a bordo da embarcação pirata "Leãozinho". A viagem tem início da marina de Albufeira com visitas a grutas, mergulhos e com um pouco de sorte ter os golfinhos como acompanhantes neste passeio Capitão Gancho. Preço: 22,90€ para uma criança e um adulto. Duração aproximada de duas horas.
www.pulso.pt

Barreiro | Barreiro Retail Planet

No Barreiro Retail Planet , o Dia da Criança comemora-se a 4 de Junho, com lançamento de balões com mensagens de paz e alegria em defesa de um mundo melhor, uma luta de almofadas entre pais e filhos, onde não faltarão sorrisos e gargalhadas, animação com palhaços, jogos tradicionais (jogo do burro, jogo da mala, corrida de sacas, jogo da raposa, jogo da corda). Nos corredores da galeria do centro comercial, a partir do dia 1 e até 11 de Junho os visitantes podem ver uma exposição de "Teatrinhos de Brincar".
www.barreiroretailplanet.com

Cascais | Baptismo de voo
Transforma o teu sonho em realidade, veste a "capa" do teu herói preferido e voa. A empresa Air Nimbus proporciona baptismos de voo, sobrevoando os céus de Cascais e com a duração de 20 minutos pelo preço de 101,76 euros por pessoa (mínimo duas pessoas), com direito a diploma Partida do aeródromo de Tires.
www.airnimbus.com

Lisboa | Zoológico de Lisboa
O Jardim Zoológico de Lisboa vai estar em festa nos dias 1 e 4 de Junho, com mascotes, desafios, jogos, teatrinhos, pinturas faciais, ateliers de ciência divertida, brindes e a companhia de personagens muito conhecidas dos mais pequenos, o Ruca e a Hello Kitty.
www.zoo.pt

Lisboa | Museu das Marionetas
A peça "O Soldadinho de Chumbo" da companhia alemã Thalias Kompagnons, um espectáculo integrado no Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa e a oficina Caras e Caretas, onde vais poder dar largas à tua imaginação e fazer a partir de um simples saco de papel e vários materiais coloridos uma caricatura da tua mãe, pai ou amigos, são os dois programas que o Museu de Marionetas de Lisboa propõe para passares este dia tão especial. O teatro é às 10h30 e a oficina começa às 14h30. Para crianças com mais de 5 anos. Gratuito.
www.museudamarioneta.pt

Montemor-o-Novo | Monte Selvagem
A reserva animal Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, promete muita animação para este dia, com um espectáculo de marionetas "A Flor Azul", "No Mundo da Passarada", "Vamos conhecer os Biofactos", Peddy Papers, colagens tridimensionais com materiais reutilizáveis, além dos divertimentos habituais do parque, tendo sempre em conta o respeito pela Natureza e pela preservação das espécies.
www.monteselvagem.pt

Montemor-o-Novo | Parque Urbano
Dia 1 de Junho há festa no Parque Urbano de Montemor-o-Novo, com actividades lúdicas e desportivas (jogos tradicionais, paródia de balões, corrida de aguadeiras), ateliers (bolinhas de sabão, pintura livre, pinturas faciais e construção de piões, fantoches e tamborins), espectáculo de teatro, feira do livro infantil e juvenil e oferta de gelados, pipocas, algodão doce e bolachas.

Mora | Fluviário
No dia 1 de Junho há entradas grátis para todas as crianças até aos 12 anos, no Fluviário de Mora - o primeiro aquário de água doce da Europa- e muita brincadeira: pinturas faciais sobre o mundo dos rios, construção de um Peixe-espinha reaproveitando materiais, ser aquarista por uma hora, entre outras.
www.fluviariomora.pt

Quarteira | Aquashow Park
Piscinas de natação, piscina com ondas, pistas rápidas, escorregas translúcidos, o mítico White Fall, a Wild Snake, a Caverna dos Jacuzziss e a maior montanha russa aquática da Europa, são alguns dos muitos divertimentos do Aquashow Park, em Quarteira. Este mundo de diversões aquáticas abre as portas para mais uma temporada, no dia 1 de Junho, com duas novas atracções o Air Race e Space Center. Para celebrar o dia, o parque oferece um miminho: entrada gratuita a todas as crianças até aos 10 anos.
www.aquashowpark.com


Pousadas de Portugal

Oportunidade para dormir num castelo e viver verdadeiras aventuras repletas de história, com o programa especial Dia da Criança, nas Pousadas de Portugal. Alojamento nas pousadas entre 3 a 5 de Junho, com oferta de alojamento para crianças até aos 12 anos, partilhando o quarto dos pais e ainda oferta das refeições (menu infantil), sempre que os pais almocem ou jantem. Preço: desde 85 euros (quarto/noite (duas pessoas), com pequeno-almoço. Há ainda muitos momentos de lazer no Clube Infantil das pousadas, acompanhadas de monitores. Consulte o site para ver as pousadas em que a oferta é válida.
www.pousadas.pt


HOTÉIS

Hotéis Vila Galé
A cadeia de Hotéis Vila Galé assinalam o Dia da Criança com a campanha "Mais família...Mais ofertas", uma oportunidade para reunir a família e passar uns dias relaxantes e divertidos. A campanha oferece alojamento e refeições a crianças com idade até aos 12 anos, alojados nos quartos dos pais, em qualquer unidade hoteleira Vila Galé em Portugal (Porto, Coimbra, Costa de Lisboa, Alentejo, Algarve e Madeira).
www.vilagale.pt

Sem comentários: