segunda-feira, 30 de maio de 2011

Detectives da Floresta . Tu tens uma missão "Verde"!


Nesta actividade, tu e os teus colegas de turma vão desempenhar o papel de um detective. A vossa missão consiste em recolher e guardar todas as pistas que identifiquem as árvores da floresta portuguesa: carvalho, azinheira, sobreiro, castanheiro, pinheiro-bravo e pinheiro-manso.

Para cumprirem esta missão, devem fazer um passeio pela floresta acompanhados pelo vosso professor.

Nesta caminhada devem observar atentamente a fauna, a flora e a forma como interagem. Uma exploração bem divertida onde terão de recolher elementos da floresta, como folhas, sementes, frutos, casca.

Para aproveitarem ao máximo, devem levar roupa e calçado confortáveis. Se vão fazer novas descobertas, é melhor irem bem apetrechados. Coloquem nas mochilas binóculos e lupas.

E, para mais tarde recordarem, que tal levarem uma máquina fotográfica? Sim, é uma óptima ideia e podem registar momentos muito divertidos.

Depois com os elementos recolhidos constrói-se um mural ou um herbário.

O que é um herbário?
Um herbário é um caderno onde se colam os elementos que identificam as árvores da floresta e onde se regista informação sobre essas árvores.

O que se pode registar no herbário:
- O nome da árvore;
- O fruto/semente;
- Onde vive;
- Espécie de folha caduca, persistente ou semi-caduca;
- As suas utilizações;
- Curiosidades.

Dica: aproveitem jornais e papéis velhos e façam papel reciclado. Podem aproveitar este papel para fazerem um caderno bonito e original. O caderno do vosso herbário.

Conteúdo desenvolvido por:
Natureza Brincalhona - Educação Ambiental, Lda.

www.natureza-brincalhona.pt

1 comentário:

ThurlerLA disse...

Boa tarde Amigos(as)!!

Parabéns pelo Projeto!! Belíssimo Blog!!

Gostaria de Contribuir para com o projeto de leitura e Oficina, deixando uma indicação!!

Juntos, contribuindo para com um planeta mais limpo, puro, lindo, saudável e educado!

Em casa produzimos muito lixo todos os dias. E esta é uma das questões mais sérias e discutidas em todo o planeta. Para onde deve ir o lixo produzido pela humanidade? Não é mesmo?

Você sabia que há diferentes maneiras de diminuir o que jogamos fora, fazendo arte? E o melhor de tudo, fazer tudo isso de maneira fácil e super divertida.

Aprenda com o Curso de reciclagem - 130 ideias simples e criativas para reciclar objetos em casa!!

Com ele você irá fazer artesanatos lindos reciclando produtos. O Curso pode ser ministrado e feito com crianças, idosos e todo tipo de pessoa, um método fácil e praticamente sem nenhum custo.

O curso tem o objetivo de ensinar à você a reutilizar alguns objetos comuns em casa, tais como: garrafas pet, caixas de leite, lacres de latinhas, dentre inúmeros outros produtos que descartamos todos os dias.

Reutilizando esses objetos simples e comuns que poluem o meio ambiente você fará lindos trabalhos manuais, úteis no dia a dia, além de contribuir para com um planeta mais limpo e saudável. O curso é todo baseado em fotos, com explicações detalhadas em texto para que você entenda perfeitamente como fazer cada parte. Além disso, você irá receber dois bônus fantásticos, que lhe ensinaram ainda, muito mais coisas interessantes.

Acesse já o nosso site e conheça mais sobre nosso método de como contribuir para com o planeta com criatividade, arte e reciclando sempre.

Acesse Agora!! http://hotmart.net.br/show.html?a=f225700L

Leonardo Thurler
Pedagogo e Blogueiro
http://duvidasnalingua.blogspot.com.br/