sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

2010 foi o ano das Marias e dos Rodrigos


Mudam-se os tempos, mudam-se os nomes. Ou não! 2010 foi ano de bebés registados com os mais portugueses dos nomes. Foi o ano de todas as Marias e de todos os Rodrigos, conforme a lista enviada ao JN pelo Ministério da Justiça e que compila os nomes com os quais as crianças nascidas no ano passado foram registadas.

Ao que parece, foram-se as Cátias Vanessas imortalizadas por anos de piadas fáceis, ecoadas dos sketches de Hermam José na década de 90. Os 40 primeiros nomes mais escolhidos em 2010 são do mais tradicional que há, exceptuando talvez as 1848 Laras. O nome apesar de antigo, remonta aos romanos, não será tradicionalmente português.

De acordo com a lista do Instituto Nacional de Registos e Notariado, no top 10 dos nomes de menina estão: Maria, Leonor, Beatriz, Matilde, Ana, Mariana, Lara, Inês, Carolina e Margarida. Os dez nomes meninos mais populares foram: Rodrigo, João, Martim, Afonso, Tomás, Tiago, Tiago, Gonçalo, Diogo, Francisco e Guilherme.

A mesma lista há 12 anos, incluía Joana, Catarina, Daniela, Sara e Diana, Pedro, José, André, Miguel, Ricardo e Bruno.

Bento XVI apelou recentemente à escolha de nomes cristãos para as crianças. “Cada criança baptizada adquire o carácter de filho de Deus a partir do seu nome cristão, sinal inequívoco de que o Espírito Santo faz com que renasça de novo no seio da Igreja”, disse Bento XVI.

O apelo do papa ainda não terá surtido efeito, mas a verdade é que Espanha e Itália seguem a tendência portuguesa e lá, como cá, são os nomes tradicionais os mais escolhidos para registar as crianças. Francesco e Giulia, em Itália, Alejandro e Maria, em Espanha.

Da lista de 2010, constam, ainda, Iara (469) e Yara (236), Bianca (433), Diego (342), Ariana (312), Núria (225), Jéssica (213), Nicole (193), Igor (72) Lisandro (66), Ivan (65), Kyara (50), Larissa (39).

Quévin, Sophia, Lady, Cloé, Artemiy, Jonatã são algumas das inovações do rol de nomes de 2010, que conta ainda com registos únicos para nomes como Adinalda, Timofio ou Antía.

Sem comentários: