quinta-feira, 4 de março de 2010

CHUVA DE PEIXES NA AUSTÁLIA




Meteorologistas consideram que fenómeno
teve origem num tornado

Na pequena localidade australiana de Lajamanu, os seus 650 habitantes foram ontem surpreendidos por uma chuva de peixes. Os meteorologistas já adiantaram que a causa deste inusitado espectáculo terá sido um tornado.

Segundo os especialistas, as percas terão sido sugadas de um rio ou de um lago durante um tornado e foram cair ali, provavelmente a dezenas de quilómetros de distância da sua origem.


Segundo a notícia do jornal britânico «Daily Mail» os peixes estavam vivos quando chegaram ao solo e os habitantes não perderam a oportunidade de os apanhar.

Lajamanu encontra-se entre Darwin e Alice Springs, no interior da Austrália, já perto do Deserto Tanami. Não é a primeira vez que os residentes da vila observam este fenómeno invulgar. Já nos anos 80 alguns habitantes assinalaram uma chuva semelhante naquela zona.

Periodicamente, aparecem notícias destes estranhos fenómenos. Os primeiros registos que se conhecem datam do primeiro século d.C. e são do naturalista e cronista romano Plínio, o Velho, que escreveu acerca de tempestades de sapos e peixes.


Em 1861 caíram peixes em Singapura
Em 1794, soldados franceses estacionados em Lalain, perto de Lille, reportaram sapos a cair do céu durante uma chuvada. Em Fevereiro de 1861, habitantes de Singapura viram chuva de peixes após um terramoto.

Em 1873, a «Scientific American» noticiou que a cidade de Kansas, Missouri, ficou coberta com sapos que caíram durante uma tempestade.

Mas do céu não caem só sapos e peixes. Em 1857, uma mulher do Kentucky disse que viu pedaços de carne a cair do céu. As investigações mostraram que a carne era de veado.

Uma das chuvas mais curiosas aconteceu em 1940, na Rússia. Um tornado trouxe uma chuva de moedas do século XVI. Em 1969, bolas de golfe caíram em Punta Gorda, Florida. Em 1976, na localidade de San Luis Obispo, Califórnia, choveram melros e pombos durante dois dias.


LENDA DA CHUVA DE ANIMAIS

Sem comentários: