quinta-feira, 9 de julho de 2009

Zoo na Alemanha recebe oito tigres malnutridos de circo português


Há nove meses, o Zoológico Serengeti Park, em Hodenhagen, Baixa-Saxónia (Norte), recebeu oito tigres malnutridos vindos de um circo em Coimbra. Ontem foram mostrados ao público pela primeira vez, já totalmente recuperados.

Fabrizio Sepe, gestor do parque, contou ao PÚBLICO que em Setembro de 2008 recebeu um pedido de um amigo seu em Espanha. “Perguntou-me se podia salvar oito tigres de um circo em Coimbra, Portugal, que estava com sérias dificuldades económicas e que já não tinha dinheiro para alimentar os animais”.

O Parque, aberto há 35 anos, aceitou o desafio. Em Outubro chegaram os oito tigres: um macho com quatro anos e sete fêmeas com dois e três anos. “Estavam muito malnutridos e fracos, depois de uma viagem de 5400 quilómetros”, disse o responsável, notando que desconhece qual o circo de onde vieram.

Hoje, os animais estão totalmente restabelecidos. “O facto de serem jovens ajudou à sua recuperação”.

“Aqui todos gostamos muito destes tigres e é evidente que queremos ficar com eles”.

Mas esta não foi a primeira vez que aquele Zoo recebeu semelhante pedido. “Em 2004 recebemos alguns tigres vindos de um circo em Itália. Mas já tinham 20 anos e não sobreviveram muito tempo”.

A Direcção-Geral de Veterinária, contactada pelo PÚBLICO, desconhece a situação e garantiu que não emitiu nenhum certificado relativo a estes animais. Este documento é uma autorização obrigatória para que os animais possam circular, dentro e fora do país.

Os tigres – que podem medir quatro metros e pesar até 300 quilos – estão classificados como espécie em perigo pela UICN. O motivo maior é a caça ilegal e a perda de habitat. A população global de tigres está hoje entre os 3402 e os 5140 animais.

Sem comentários: