quarta-feira, 8 de julho de 2009

PRATICA DESPORTO Nº9 BOWLING


PRATICA DESPORTO .ACEITA AS NOSSAS SUGESTÕES!!!!!!!

Generalizar a pratica desportiva contribui significativamente para aumentar a qualidade de vida.

Regras gerais

Definição:
O jogo de boliche consiste de dez frames. Um jogador tem direito a duas bolas em cada um doas nove primeiros frames, a menos que um strike seja marcado. No décimo frame, o jogador tem direito a três bolas caso um strike ou um spare sejam marcados. Cada jogador completará seus frames seguindo-se a sequencia normal.
Um lançamento legal acontece quando o jogador solta a bola e essa atravessa a linha de falta e percorre a área de jogo. Todo lançamento é válido, a menos que se marque uma bola morta. O lançamento deverá ser feito apenas com as mãos. Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser incorporado à bola.

O jogo:
Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamentodeverá ser preenchido com ( - ). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.

STRIKE: Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do frame. O strike é anotado com um ( X ) no canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para o strike 10 pontos somados ao número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.
SPARE: O spare acontece quando os pinos que não foram derrubados no primeiro lançamento são derrubados no segundo arremesso do mesmo frame. O spare é marcado com um ( / ) no lado direito suoerior do quadrado referente àquele frame. A conta para um spare é de 10 pontos mais os pontos do próximo lançamento.
ERRO: O erro acontece quando após os dois lançamentos do frame os dez pinos não forem derrubados, a não ser que os pinos que ficaram de pé formem um split.
SPLIT: O split é o conjunto de pinos que restarem de pé após o primeiro lançamento do frame, sempre que o pino 1 tenha sido derrubado é:
1 – Pelo menos um pino tenha caído entre dois pinos que ficaram de pé: Exemplo: 7-9/3-10.
2 – pelo menos um pino tenha sido derrubado imediatamente à frente de dois ou mais pino que tenham ficado em pé. Exemplo: 5-6
Obs: Um split é identificado geralmente por um ( 0 ).
ESTILO DE JOGO: Um jogo deve ser jogado em duas pistas ( um par ) , uma imediatamente ao lado da outra . Os jogadores que competem nas equipes, tercetos, duplas e individuais, devem jogar um frame em uma pista e, no frame seguinte, alternar para a outra pista, jogando ao final da partida 05 (cinco) frames em cada pista.
ORDEM PARA JOGAR: Um ou mais jogadores podem estar anotados em um par de pistas. Depois que se tenha começado a jogar uma série, não poderá haver alterações na ordem da pista, exceto substituições de acordo coma s regras.
JOGOS INTERROMPIDOS: Os juízes do torneio podem autorizar o término de um jogo ou de uma série em outro par de pistas quando houver falha no equipamento nas pistas iniciais. O jogo ou série deverá ser recomeçado do ponto onde foram interrompidos.
PINOS CAÍDOS VÁLIDOS: Os pinos que se devem creditar ao jogador dentro de um lançamento legal são:
1 – Os pinos derrubados pela bola ou por outro(s) pino(s).
2 – Pinos derrubado por outro(s) pino(s) que tenha batido e voltado das paredes do lado ou da parede posterior da pista.
3 – Pinos derrubados por outr(s) pino(s) que tenham batido na pá enquanto esta se encontra em repouso antes de varrer os pinos caídos na pista.
4 - Pinos que fiquem inclinados apoiados na parede no canto da pista.
Obs: Todos estes pinos são considerados derrubados e devem ser removidos antes do próximo lançamento.
PINOS CAÍDOS INVÁLIDOS: Quando alguma das situações seguintes ocorrer, o lançamento será válido porém o resultado do mesmo não será:
1 – A bola sai da pista ( cai na canaleta ) antes de alcançar os pinos.
2 – A bola bate e volta da parede posterior derrubando pinos.
3 – O pino é tocado pela máquina.
4 – Qualquer pino que caia quando se estiver removendo os pinos caídos.
5 – Quando o jogador cometer uma falta.
6 – Quando houver pinos caídos na pista ou na canaleta e a bola entrar em contato com esses pinos antes de deixar a superficie da pista.
Se houver pinos derrubados ilegalmente e o jogador tiverem que fazer mais lançamentos dentro do mesmo frame, o(s) pino(s) derrubado(s) ilegalmente deverá ser colocado em seu lugar de origem.
PINOS REBATIDOS: Pinos que tenham sido rebatidos e tenham ficado de pé na pista, devem ser contados como pinos de pé.
BOLA MORTA: Uma bola é considerada morta nas seguintes situações:
1 – Depois do lançamento (e antes do próximo lançamento na mesma pista), se chama imediatamente a atenção para a falta de um ou mais pinos.
2 – Um jogador joga na pista errada ou na hora errada. Ou um jogador de cada time no par de pistas joga na pista errada.
3 – Qualquer pino é movido ou derrubado enquanto o jogador lança a bola e antes que a bola alcance os pinos.
4 - Um jogador é fisicamente interrompido por outro jogador, espectador ou objeto móvel durante o lançamento da bola e antes do lançamento ser completado. Neste caso, o jogador tem o direito de aceitar o resultado ou declarar bola morta.
5 – Uma bola lançada entra em contato com um objeto exterior.
Obs: Quando se declara uma bola morta, o lançamento não conta. Os pinos que estavem parados quando ocorreu a bola morta devem ser repostos e o jogador tem direito a repetir o lançamento.
DEFINIÇÃO DE UMA FALTA: Uma falta ocorre quando uma parte do corpo pisa ou passa a linha de falta e toca qualquer parte da pista, equipamento ou estrutura durante ou depois do lançamento.
FALTA INTENCIONAL: Quanto um jogador comete uma falta deliberadamente para beneficiar-se, o resultado desse lançamento será zero (0), e não poderão ser realizados lançamentos posteriores nesse frame.
O APPROACH NÃO PODE SER ESTRAGADO
É proibida a aplicação de qualquer substância estranha em qualquer parte do approach que impeça os demais participantes de jogar em condições normais. Isto inclui, mas não está limitado a, substâncias tais como talco, pedra pomes e resina nos sapatos: também solas de borracha macia que estraguem o approach são proibidas. Talco não deve ser colocado dentro da área dos jogadores.
JOGO LENTO:
1 – Um jogador que está se preparando para subir no approach e fazer um lançamento tem os seguintes direitos e obrigações:
a) Pode pedir prioridade somente a um jogador que esteja se preparando-se para jogar na pista imediatamente à sua esquerda.
b) Deve esperar pelo jogador que está subindo no approach ou preparando-se para jogar na pista imediatamente à sua direita.
c) O jogador deve estar pronto para jogar quando for sua vez e não deve atrasar o começo de seu approach ou lançamento se as duas pistas, esquerda e direita, adjacentes à sua pista estiverem desocupadas.
2 – Quando um jogador não cumpre com os procedimentos mencionados no parágrafo 1 deve-se considerar jogo lento. Um jogador que não cumprir com este procedimento deve ser advertido por um juiz oficial do torneio.
a) Com cartão branco para a primeira advertência (sem punição)
b) Com cartão amarelo para a segunda advertência (sem punição)
c) Para a terceira advertência e qualquer outra advertência posterior nos jogos e um mesmo bloco deve-se mostrar com cartão vermelho ao jogador e conceder zero ( 0 ) no frame.

ÉTICA DO JOGO : Todo o atleta tem o dever de se comportar dentro das normas disciplinares em vigor nos locais das competições, ainda que não esteja disputando o evento ou não esteja jogando naquele momento. Isto se aplica principalmente ao consumo de álcool e outras drogas, as manifestações que incomodem os competidores ou que firam os princípios da ética e da boa educação, além do respeito as Autoridades do evento .

Sem comentários: