sábado, 11 de outubro de 2008

Semana do Tubarão no Zoomarine




Realiza-se, de 11 a 19 de Outubro, a Semana do Tubarão no Zoomarine, com um conjunto de actividades para rever a imagens destes animais, "muito pouco agressivos e sobretudo curiosos". A iniciativa insere-se na Semana Europeia do Tubarão.

"Pertencentes a um grupo com mais de 500 espécies, os tubarões gozam, infelizmente, de uma reputação que em nada os verdadeiramente identifica. Desde as suas características biológicas à sua fulcral importância ecológica, estes peixes não são todos grandes e temíveis", explicam os organizadores.

"A pesca (seja acidental ou dirigida para a sua carne ou barbatanas) é uma das principais ameaças à conservação destes já extremamente ameaçados animais. Actualmente, mais de 50% das espécies nómadas de tubarões no mundo estão seriamente ameaçadas. Na Europa, cerca de um terço das espécies de tubarões e raias estão hoje ameaçadas de extinção".

"É importante reverter a imagem que estes, muito pouco agressivos e sobretudo curiosos, peixes têm e sensibilizar a comunidade civil para as importantes características e constantes ameaças que enfrenta este grupo zoológico. E é exactamente neste sentido que, no âmbito de uma campanha internacional, o Zoomarine dedicará uma semana ao reforço da mensagem conservacionista associada aos tubarões".

"Entre actividades pedagógicas nas escolas da região do Algarve e acções de sensibilização dirigidas a todos os visitantes do parque, numa iniciativa integrada num esforço a nível europeu, os participantes poderão descobrir que, por exemplo, o tubarão-anão pode caber na palma da nossa mão, enquanto que o inofensivo tubarão-baleia pode ser maior do que um autocarro".

Os participantes serão ainda desafiados a assinar uma petição dirigida à União Europeia para a regulamentação eficaz para a prática do finning (corte das barbatanas dos tubarões e descarte do corpo no mar).

4 comentários:

Anónimo disse...

very nice! hahahahaha

Anónimo disse...

yeah! its much better,

Anónimo disse...

when will you go online?

Anónimo disse...

im here because of few cents for you. just dropping by.