terça-feira, 14 de outubro de 2008

CIÊNCIA Nº6 Porque não afundam os peixes? MUITO MAIS EM http://mocho.pt/)


Material


6 berlindes
3 balões,
taça com água
Um peixe na água

Já pensaste alguma vez como é que os peixes conseguem ficar parados no meio do mar ou de um aquário?

Conseguirás perceber se fizeres a seguinte experiência. Toma 6 berlindes e coloca-os dentro de uma taça de água. O que lhes acontece?
Coloca agora dois berlindes dentro de cada balão. Fecha um dos balões sem que fique ar dentro do balão. Fecha o segundo balão de modo a ficar um pouco de ar dentro. Finalmente enche ligeiramente o terceiro balão antes de o fechares.. Deita os três balões na água. O que observas?
Por que é que os balões não afundam todos ou não flutuam todos? Os três balões têm aproximadamente o mesmo peso mas têm tamanhos diferentes. Quanto mais ar tem o balão mais espaço ocupa. Já vimos que um corpo afunda ou flutua conforme for mais ou menos leve do que uma quantidade de água com o mesmo tamanho. Se o balão com os berlindes for mais pesado do que um balão com o mesmo volume cheio de água o balão afunda. Mas se for mais leve ele flutua.
Os peixes têm dentro de si uma pequena bolsa que podem encher ou esvaziar de água. Desse modo podem regular a profundidade a que nadam. Se quiserem vir à superfície é fácil: basta encherem a bolsa de ar!

Sem comentários: