quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CIÊNCIA Nº1 É BATATA OU MAÇA?



Material


uma batata
uma maçã
taça com água
faca
Separa a maçã da batata

Preparavas com os teus amigos uma festa. Uns cortam batatas para a salada de atum e outros cortam maçãs para a salada de frutas. Mas oh!... enganaste-te e juntaste todos os pedaços na mesma taça. Será que vais ter de provar todos os pedaços para saberes quais são maçã e quais são batata?
Vamos descobrir um modo muito fácil de separar os pedaços. Pega numa maçã e numa batata e põe-nas numa taça com água. O que acontece? Isso mesmo, a maçã flutua e a batata afunda!
Agora, corta a maçã em pedaços de tamanhos diferentes: meia maçã, um quarto de maçã, um oitavo de maçã e um pedaço do tamanho da ponta de um dedo. Faz o mesmo com a batata. Não tires a casca para não confundires a maçã com a batata. Coloca primeiro todos os pedaços de maçã dentro da taça com água. Afundam ou flutuam?
Tira os pedaços de maçã da água e põe na taça os pedaços de batata. O que observas?
Porque é que os pedaços de maça flutuam e os de batata afundam? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Mas uma maçã é bem mais pesada do que um pedacinho de batata e a maçã flutua ao passo que o pedacinho de batata afunda! Para saberes se afunda ou flutua não conta só o seu peso mas também o seu tamanho. Precisas de comparar um pedaço de maçã, um pedaço de batata, e uma quantidade de água todos com o mesmo tamanho. O pedaço de maçã é mais leve que a água e o pedaço de batata é mais pesado que a água.
Agora já sabes separar os pedaços de batata dos de maçã que misturaste por engano: basta deitares todos numa tigela com água. Todos os pedacinhos de maçã flutuam e todos os de batata afundam-se!

Sem comentários: