segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pedra, papel ou tesoura?


É mais provável ganhar com os olhos fechados
Investigadores da University College London (UCL) revelam, num estudo recentemente publicado no Proceedings of the Royal Society B, que a vontade humana para imitar os outros é tão forte que a probabilidade de ganhar o jogo da mão Pedra-Papel-Tesoura é maior com os olhos fechados do que abertos.

Pedra (punho fechado), papel (mão aberta), ou tesoura (punho com dedos indicador e médio abertos como tesouras), estes são os três possíveis gestos de mão única que dois jogadores têm que mostrar ao mesmo tempo.
Um vencedor é declarado quando a pedra bate a tesoura (porque pode esmagá-la), o papel bate a pedra (porque pode envolvê-la) e a tesoura bate o papel (porque pode cortá-la). O jogo termina num empate quando ambos jogadores mostram os mesmos gestos da mão.

Existem nove padrões prováveis que compreendem: três do ganha-perde, três de perde-ganha, e três de empate. Consequentemente, se ambos adversários mostrarem a mão precisamente ao mesmo tempo, a probabilidade do jogo terminar num empate é um em cada três.

Estas foram as observações feitas pelos investigadores, quando ambos jogadores estavam de olhos vendados. Quando um dos jogadores não usava uma venda nos olhos, a probabilidade de empate aumentou. Os jogadores não puderam resistir imitar os gestos da mão do adversário com os olhos vendados.

Copiar os gestos

Para o estudo foram recrutados 45 voluntários por Richard Cook e colegas, do Departamento de Ciência Cognitiva, Perceptiva e Cerebral da UCL. Os jogadores foram obrigados a jogar numa das duas condições: com e sem venda nos olhos.

Numa primeira experiência, ambos jogadores estavam com os olhos vendados. Na segunda, apenas estava um. Para evitar empates, os jogadores que ganhassem a maioria dos jogos ganhavam uma recompensa financeira.

Richard Cook e colegas observaram que, na primeira experiência, um em cada três jogos terminaram em empate. No entanto, na segunda experiência, o número de jogos que terminaram em empate foi significativamente maior: os gestos da mão do jogador com os olhos vendados foram copiados pelo jogador sem venda.

Segundo Richard Cook, “a partir do momento que nascemos, somos frequentemente expostos a situações em que executar uma acção é capaz de predizer assistir à mesma acção, ou vice-versa. Por exemplo, pais de recém-nascidos não conseguem evitar de imitar as expressões faciais de seus filhos - sorrindo, pondo a língua de fora, etc.”.

Mais acrescentou: “quando uma pessoa começa a bater o pé numa sala de espera não é invulgar que a sala toda comece a tocar os pés sem pensar”.

As respostas de imitação ocorrem mais rapidamente do que as não imitadas, mas não há evidência suficiente para suportar isto, segundo Richard Cook.

O estudo mostra que tais respostas de imitação podem ser difíceis de parar, parecendo assim serem quase ‘automáticas’.

2 comentários:

Anónimo disse...

Superb, what a weblog it is! This weblog gives valuable information to us, keep it up.


my blog post: Play Batman Games

Anónimo disse...

Good day! Would you mind if I share your blog with my facebook group?
There's a lot of folks that I think would really appreciate your content. Please let me know. Many thanks

my page :: Free Batman Games