terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PARA O ANO DE 2011 - Dez dicas ecológicas para o seu dia-a-dia



1- Andar descalço na relva ou na areia da praia faz bem. De acordo com a reflexologia podal, os órgãos do corpo humano estão refletidos nas solas dos pés. Da mesma forma que uma massagem nessa região provoca um profundo relaxamento, andar descalço atinge o mesmo objetivo", explica a naturóloga. Mas antes de tirar os sapatos, é preciso tomar cuidado ao escolher os parques e as praias nos quais pretende caminhar. Alguns lugares podem estar contaminados com urina de animais ou conter bichos como as pulgas, por exemplo. Caso não se sinta seguro para andar nesses espaços, uma boa opção é usar chinelos ou até mesmo estender um tecido sobre o chão e caminhar sobre ele.


2 - Abraçar uma árvore pode trazer uma sensação de paz e tranquilidade. De acordo com Kátia Leite, as plantas possuem um campo energético semelhante ao dos animais. "A energia da árvore mantem-se intacta mesmo quando cortamos um pedaço dela. Estar em contato com esta poderosa vibração é uma ótima forma de se sentir bem, além de sentir a natureza bem perto de si", ensina a especialista.


3 - Não imprima a segunda via dos recibos do cartão. Esse simples acto consegue diminuir significativamente a quantidade de papel . No escritório, opte pelo uso de papel reciclado e imprima somente o necessário. Pesquisas apontam que ao conseguir reutilizar 100 kg de papel, sete árvores são salvas.


4 - Combinar um piquenique num parque é uma boa ideia para fazer com a família ou amigos. A maior parte dos parques têm área para esse tipo de refeição e pode passar horas a observar a natureza. "Comer e passear ao ar livre ajuda a respirar melhor e dá ao corpo informações que perdemos se estamos o tempo todo em casa, no trabalho, na escola ou no shopping", lembra a especialista. Temperatura, humidade, luminosidade, cor e odores são percepções que tendem a perder-se quando não são estimuladas.


5 - Com a chegada da primavera, conte ou observe as árvores que estão a florescer. "Ao prestar atenção às flores, acabamos por nos dar conta da beleza dessa estação, além de aprender mais sobre a natureza", informa a naturóloga. Além disso, é uma ótima maneira de manter as crianças entretidas e em contacto com o verde.


6 - Economize água. Atitudes simples podem combater o desperdício deste recurso natural tão importante, como fechar a torneira enquanto se ensaboa. Relembramos que o duche economiza cerca de 7 mil litros a mais do que o banho de imersão. Ao escovar os dentes ou limpar os alimentos, mantenha a torneira fechada, ajudando também a economia.


7 - Separe sementes da fruta que mais gosta e coloque-as num vasinho com terra. "Já fiz a experiência com sementes de melão, melancia, mexerica, carambola, tomate, caqui e todas brotaram!", comemora Kátia. Depois disso, transfira a planta para algum lugar onde ela poderá crescer sadia. Pode ser no quintal de casa ou na área verde do prédio, na calçada ou na residência de algum conhecido.


8 - Árvores e passarinhos combinam perfeitamente. Descubra uma área com árvores perto da sua casa ou trabalho, ou no caminho por onde passa diariamente, e observe. Mesmo nas cidades grandes e agitadas poderá ver uma quantidade grande de pássaros. "É maravilhoso ouvir o canto dos bem-te-vis ou assistir a um beija-flor se alimentar nas flores", lembra a naturóloga.


9 - Evite usar copos descartáveis e garrafias de água. Um copo descartável leva cerca de 50 anos para se decompor, enquanto uma garrafa de plástico pode demorar mais de 100 anos. A solução pode ser optar pelo uso de canecas ou copos de vidro, já que não são materiais descartáveis. Os resíduos plásticos contribuem significamente com a poluição dos oceanos.


10 - Reaproveite o lixo. Para diminuir a quantidade de lixo em casa, coloque a imaginação a funcionar. Garrafas pet podem dar vida a brinquedos para crianças, enquanto as latas de alumínio podem tornar-se vasos de flores para decorar seu lar. As cascas de frutas também são ricas em nutrientes e funcionam como adubo para as plantas.


Fonte: www.personare.com.br/

Sem comentários: