terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pato Donald votado para primeiro-ministro na Suécia



Primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, não conseguiu maioria absoluta porque teve a feroz concorrência de personagens de peso, entre elas o Pato Donald, revela o jornal britânico "The Telegraph".
Provavelmente, o leitor estará a perguntar-se como é possível eleger um boneco animado como primeiro-ministro de um país. Pois bem, acontece que na Suécia os boletins escritos à mão são permitidos.

Nas eleições, que aconteceram a 19 de setembro, muitos eleitores escreveram, em vez do nome do partido que queriam eleger, alternativas que são, no mínimo, insólitas.

A opção 'meu partido' conseguiu quatro votos, 'o rei' três, e 'eu próprio', 'Jesus', 'Jesus Cristo' e 'Deus' reuniram cada um dois votos.

Personagens de ficção bastante escolhidas


A liderar a lista, o famoso Pato Donald, que reuniu 120 votos. Mas não foi o único boneco de animação presente: o Rato Mickey, também da Disney, obteve um voto, tal como o feiticeiro mais conhecido do mundo, Harry Potter.

Menos exuberantes foram as escolhas de outros pequenos partidos suecos, sem representação no Parlamento, que reuniram, juntos, 1% dos votos. Nesse grupo destacaram-se o Partido Pirata, que tem como valor máximo a defesa da livre troca de ficheiros na Internet, e a Iniciativa Feminista.

Fredrik Reinfeldt teria atingido a maioria absoluta com apenas mais dois votos. Bastaria aliar-se a 'eu próprio' ou a 'Jesus', talvez até 'Deus', mas terá mesmo de negociar com a oposição.

Sem comentários: