domingo, 5 de setembro de 2010

BOA NOTÍCIA - Cientistas desenvolvem nova droga que mata a malária em ratinhos


Uma equipa internacional de cientistas produziu um químico capaz de matar em ratinhos o parasita responsável pela malária humana. A descoberta é publicada na revista Science desta semana.
O químico, chamado spiroindolones, é de uma família diferente das drogas que existem actualmente, como a artemisina ou a cloroquina, e mostrou uma boa actividade a matar tanto o Plasmodium falciparum como o Plasmodium vivax – as duas espécies que causam a malária mais perigosa.

"Uma droga nova e ideal contra a malária não seria só uma modificação das drogas que existem, mas teria que ter um mecanismo de acção novo. NITD609 tem-no", explica em comunicado Elizabeth A. Winzeler, uma das autoras do estudo, que trabalha para a Novartis. A farmacêutica está envolvida na descoberta do novo químico juntamente com parceiros dos Estados Unidos, Inglaterra e Tailândia.

Segundo a especialista portuguesa Maria Mota, esta descoberta é necessária. "Estamos neste momento sem muitas, ou mesmo algumas, drogas promissoras que possam ser usadas no combate à malária. Uma droga com uma eficiência muito interessante, que actua de forma diferente das drogas em uso, é extremamente atraente e necessária", explicou ao PÚBLICO por e-mail.

A artemisina – a droga mais importante no controlo da malária – mostra em alguns locais do mundo uma diminuição na sua eficiência, o que pode estar associado a uma resistência por parte do parasita. A equipa de investigadores testou com a nova droga a resistência do parasita e detectou mutações em locais do genoma do Plasmodium sp que codificam para uma proteína importante na síntese proteica. O que mostra que o químico inibe a produção de proteínas.

"Sabendo a base de uma possível resistência será sem dúvida mais fácil monitorizá-la. Isso é importante para se poder regular a distribuição do fármaco", explicou Maria Mota, acrescentando que "isso permite começar a pensar em formas de evitar que a resistência surja". Os testes vão passar agora para a primeira fase em humanos.

A malária mata cerca de 800 mil pessoas por ano, a maioria das quais crianças dos países em desenvolvimento da África subsariana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Terrific article! This is the type of info that are supposed
to be shared across the internet. Disgrace on the seek engines for now not
positioning this put up higher! Come on over and visit my web site .
Thank you =)

Here is my homepage: Batman Games Online