terça-feira, 25 de maio de 2010

CONCURSO DE SURF PARA CÃES





Decorreu este ano pela quinta vez uma prova de surf canino na Imperial Beach de San Diego, nos Estados Unidos.

Esta prova destina-se a angariar fundos para uma instituição local, o Centro Hellen Woodward, uma ONG de apoio a animais de rua, e para a unidade canina da Polícia de San Diego.

Este ano a prova foi disputada por sessenta cães, de várias raças e tamanhos, em pranchas hot dog. Como em qualquer outra prova de surf, os concorrentes tiveram de demonstrar as suas habilidades em cima da prancha. Houve vários critérios de avaliação para classificação dos cães, como o espaço percorrido, a dimensão da onda e, por fim, as manobras que cada cão conseguia executar, independentemente destas serem treinadas ou apenas ocasionais, enquanto os animais descem as ondas a grande velocidade, durante os dez minutos que dura a prova de cada animal.

Nem sempre o backside saíu bem, viram-se alguns drops, e muitos 360 em todos os sentidos, mas no fim todos estavam verdadeiramente divertidos e os cães, mais sacudidela menos sacudidela, estavam todos prontos para mais ondas.

O vencedor foi Abbie, um Kelpie Australiano que é já um veterano nestas andanças, e que conseguiu amealhar os pontos suficientes para levar de vencida a prova.

Neste evento estiveram presentes cerca de 4000 espectadores que aplaudiram cada manobra como se de uma prova do circuito mundial de surf se tratasse.

Nos Estados Unidos são muitos aqueles que ao fim-de-semana levam os seus cães a fazer este tipo de surf. Em alguns casos, a visibilidade dos cães é tanta que as marcas de artigos para cães patrocinam os animais com publicidade nas pranchas.

Best of Dog Surfing Rides 2010 Loews Dog Surf Contest

Sem comentários: