terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lula vampira do inferno consegue revirar-se


Um Vampyroteuthis infernalis (nome científico), também chamado de “lula vampira do inferno” – por ter tentáculos em formato de uma capa de vampiro –, foi registado pelo Monterey Bay Aquarium Research Institute, num vídeo publicado online pela National Geographic, e tem uma capacidade algo peculiar – consegue revirar-se de baixo para cima e vice-versa.

Este cefalópode vive em regiões abissais e apesar de se encontrarem poucos, já foram registados alguns exemplares no Atlântico, Pacífico e Índico e não é considerada uma espécie em vias de extinção. Vive em regiões profundas do oceano, onde a quantidade de oxigénio é baixa, e tem um metabolismo muito reduzido, estando perfeitamente adaptado a uma vida de predador de pequenos animais, pouco activo, e que economiza a energia ao máximo.


Tem órgãos bioluminescentes
Este animal tem uma consistência gelatinosa e muito pouca massa muscular, pelo que durante muito tempo se julgou que não nadaria e se deixaria arrastar, tal como as medusas. No entanto, nadam com bastante velocidade com as abas semelhantes a barbatanas e têm a capacidade de se revirarem.

A lula vampira do inferno tem órgãos bioluminescentes, dispersos no corpo (excepto na "capa") que são utilizados para camuflagem. A luz do Sol, à superfície, faz com que nas profundezas, se assemelhe a um céu estrelado.

Vilem Flusser chegou a dedicar uma das suas obras a este ser marinho, com o mesmo nome (Vampyroteuthis infernalis). O filósofo elegeu uma criatura que se encontra nas antípodas da condição humana, para funcionar como figura de uma ficção sobre o homem e seu mundo cultural-tecnológico. O livro nunca foi traduzido para português.


1 comentário:

Anónimo disse...

First off I would like to say terrific blog! I had a quick question
in which I'd like to ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your head prior to writing. I've had a difficult time clearing my thoughts in
getting my thoughts out. I truly do enjoy writing however it
just seems like the first 10 to 15 minutes are
lost simply just trying to figure out how to begin.
Any suggestions or tips? Many thanks!

Here is my blog post Online Games