quarta-feira, 22 de julho de 2009

PRATICA DESPORTO Nº11 CORFEBOL


PRATICA DESPORTO .ACEITA AS NOSSAS SUGESTÕES!!!!!!!

Generalizar a pratica desportiva contribui significativamente para aumentar a qualidade de vida.

Regras do Corfebol

Como qualquer outra modalidade, o Corfebol apresenta um conjunto de regras que lhe dá características próprias. A característica que o distingue de todos os outros desportos colectivos é o facto de ser misto: as equipas de Corfebol são constituídas obrigatoriamente por atletas de ambos os sexos.
O objectivo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária. O cesto é de verga e está colocado num poste a 3.50 m do solo.
A bola é disputada por duas equipas de oito elementos, quatro rapazes e quatro raparigas, e só pode ser jogada com a mão. Não pode ser driblada e os jogadores não podem dar passos com a bola na mão.
A bola a utilizar é uma bola de futebol nº 5.
O campo de jogo é rectangular, de dimensões 40X20 metros, e encontra-se dividido ao meio por uma linha central.
Cada uma das zonas de divisão contém um cesto, colocado a 6.67 metros da linha de fundo. A 2.50 metros do cesto, no sentido da linha central, existe a marca de penalidade.
Em cada uma das zonas são colocados 2 jogadores e 2 jogadoras de cada equipa, designados por "quadrado": numa zona haverá um quadrado atacante e na outra um quadrado defensivo.
Os jogos têm a duração de 1 hora, 30 + 30 minutos, com 10 minutos de intervalo.
No início do jogo, da 2ª parte e depois de cada cesto marcado, a bola é jogada a partir da linha central (no meio desta).
Cada cesto equivale a um ponto. Sempre que há cesto a bola é reposta pela equipa que o sofreu.
Quando o somatório dos pontos das duas equipas é par (p.e. 1-1; 3-1; 2-2), as equipas mudam de zona. Isto significa que sempre que se marcam dois pontos, quem estava a defender passa a atacar e quem estava a atacar passa a defender.
No início da 2ª parte, os quadrados atacantes (de ambas equipas) do fim da primeira parte mantêm-se, mas trocam de meio-campo.
A defesa deve ser individual e por sexo, o que quer dizer que cada jogador defensivo deve defender (marcar) um jogador atacante da equipa adversária do mesmo sexo.
Não é permitido lançar ao cesto quando se está coberto (defendido ou marcado). Estar defendido é ter um adversário defensivo do mesmo sexo, à distância de um braço, entre si e o cesto e manifestando intenção de impedir o lançamento (de braço levantado).

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CORFEBOL

International Korfball Federation

IKF promotional video

1 comentário:

Anónimo disse...

Good post. I will be dealing with some of these issues as well.
.

Look at my web blog; Play Batman Games