quarta-feira, 17 de junho de 2009

Manifesto mundial pede um milhão de assinaturas pela conservação dos grandes símios



Proteger as florestas para proteger a “casa” de gorilas, chimpanzés e bonobos – espécies em risco de desaparecer - é o objectivo do Manifesto pelos Grandes Símios e pela Natureza, documento que já recolheu 21.755 assinaturas por todo o mundo, foi hoje anunciado. O objectivo é chegar a um milhão.

Este manifesto, lançado a 4 de Abril de 2008 em Neuchâtel (Suíça), salienta que as florestas tropicais estão a desaparecer a um ritmo acelerado, ao mesmo tempo que as últimas populações de grandes símios.

“Se não fizermos nada, gorilas, chimpanzés e bonobos vão desaparecer da vida selvagem em meados do século XXI”, disse Christophe Boesch, primatólogo do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, em Leipzig. Para os orangotangos a situação é ainda mais grave. “Dentro de 20 anos podem só existir em jardins zoológicos”.

Para proteger estes animais “precisamos conservar as florestas tropicais, essenciais para o nosso planeta”, comentou Hedwige Boesch, da Wild Chimpanzee Foundation.

Assim, o manifesto pede aos líderes mundiais para implementar práticas de gestão florestal e mineira sustentáveis, proibir a importação de madeira tropical sem certificação, travar a caça ilegal aos grandes símios e implementar controlos mais rigorosos para as empresas que trabalhem nas regiões tropicais.

A preocupação com o estado das populações destes animais levou as Nações Unidas e a Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA) a declararem 2009 como o Ano do Gorila. Em Junho foi aprovada a Declaração de Frankfurt onde 160 responsáveis de 20 países pediram à comunidade internacional e empresas para reduzirem as ameaças às populações selvagens de gorilas.

Site do Ano Internacional do
Gorila


Site do Manifesto pelos Grandes Símios e Natureza

Best of Borneo Orangutan Survival Foundation (BOS)

Sem comentários: