segunda-feira, 25 de maio de 2009

SITES GIROS Nº50 GASTON LAGAFFE


Surge na redacção das edições do jornal Spirou sem nenhuma explicação, aparentemente inactivo, é contratado por uma pessoa que ele nem sequer se lembra. Ficou encarregue da manutenção e da vigilância dos extintores e consegue deitar-lhes fogo, no entanto, é integrado no jornal e denominado como um herói-sem-emprego.
É um “gaffeur” inveterado que semeia ventos e tempestades. São numerosas as invenções e gafes criadas por este preguiçoso, que faz tudo para não ter que trabalhar e impedir que os outros trabalhem - o correio sempre atrasado e que se acumula - quando não está a dormir, está a inventar qualquer coisa que não seja trabalho.
Para catalogar o correio utiliza um método muito especial de micro perfurações, em que utiliza como instrumento um cacto. É também um defensor da natureza e dos animais, e como o apartamento aonde vive é pequeno, os seus animais vivem no escritório, um peixinho vermelho, Bubulle; alguns ratos que faz criação, um gato, Dingue: e uma gaivota, que são o terror dos colegas. Chegou ao ponto de levar para o escritório uma vaca que ganhou num concurso. Tem um carro Fiat 509 decorado com adesivos desportivos.
Como apreciador de música, gosta de tocar alguns instrumentos musicais, como a guitarra, o trombone, chegando a construir um instrumento extraordinário, o “gaffophone”, que provocou algumas catástrofes.
É um grande apreciador de boa comida e inventor de alguns pratos gastronómicos, tais como, bacalhau com morangos, bacalhau com ananás, etc., arranjando sempre maneira de os cozinhar na hora do expediente.
Está sempre pronto para enganar o agente de polícia Longtarin e não ter que pagar os parquímetros ou as multas do estacionamento do carro.
Enfim, é um personagem único da banda desenhada franco-belga.

SITE OFICIAL

Sem comentários: