quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Chegada dos Cagarros na Ribeira Grande


A Ecoteca da Ribeira Grande organiza, no dia 1 de Abril às 20h30, uma sessão pública para divulgar a campanha SOS - Cagarro, a ave marinha mais abundante nos Açores e que todos os anos se desloca ao arquipélago para acasalar e nidificar. A iniciativa decorre no Teatro Ribeiragrandense.

Em 2008, no âmbito da Campanha SOS-Cagarro, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica e a Associação Amigos do Calhau desenvolveram diversas iniciativas que procuraram um maior envolvimento de voluntários no salvamento do cagarro.

"As acções de divulgação e sensibilização mobilizaram muitos voluntários para as brigadas de salvamento desta ave, o que ajudou ao sucesso da recolha e posterior libertação das jovens aves. As parcerias e colaborações com outras entidades, como com o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR – SEPNA e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, entre outras, foram fundamentais, quer na recolha e libertação das aves, quer no encaminhamento destas para cuidados veterinários, sempre que necessário", segundo os organizadores.

Na sessão pública de 1 de Abril serão divulgados os resultados da campanha de 2008, estará patente uma Exposição de Fotografia e será exibida uma montagem de imagens de arquivo da RTP/A, realizada pelo jornalista Vasco Pernes.

Será, ainda, apresentada uma publicação sobre a Flora e Avifauna do Litoral dos Açores, bem como materiais a usar na Campanha de 2009.

O Encontro será a primeira acção do ano dedicada ao cagarro na Ribeira Grande, pretendendo-se cativar cada vez mais voluntários para a promoção e salvamento desta espécie. No âmbito da mesma iniciativa decorrerá uma outra acção, que consistirá numa confraternização nocturna no miradouro de Santa Luzia, na falésia do Palheiro, junto às piscinas da Ribeira Grande, com o intuito de se ouvirem os sons dos cagarros.

Site de Os Amigos dos Açores



Sem comentários: