sábado, 21 de março de 2009

Família Obama vai plantar uma horta biológica nos jardins da Casa Branca



A família Obama vai plantar no jardim da Casa Branca brócolos, alfaces, ervilhas, cebolas e espinafres, uma horta biológica ao cuidado do próprio pessoal da Casa Branca, noticiou hoje a imprensa americana. A primeira-dama, Michelle Obama, quer promover hábitos saudáveis junto das crianças.

A “primeira semente” será lançada hoje, numa cerimónia que terá como anfitriã Michelle Obama e onde participarão alunos da Escola Primária de Bancroft, noticia o “Washington Post”. Estes continuarão a ajudar a plantar as sementes e a colher os vegetais.

“Estamos a trabalhar num novo e maravilhoso projecto para o jardim”, contou Michelle Obama à revista “O”, de Oprah Winfrey, edição de Abril.

“Queremos usá-lo como instrumento de educação, para falar sobre a saúde e que delicioso é comer alimentos frescos, como os podemos colher e torná-los parte de uma dieta saudável”, acrescentou.

Os talhões para os 55 tipos de vegetais serão plantados na parte Sul dos terrenos da Casa Branca. Katie McCormick Lelyveld, porta-voz da Casa Branca, garantiu que toda a família Obama vai estar envolvida nos trabalhos da horta. Apesar de a manutenção dos jardins ser da responsabilidade do Serviço Nacional de Parques, a horta será plantada e cuidada pela própria Casa Branca. Desta horta deverão sair vegetais e ervas aromáticas para a família e convidados.

Além dos legumes, haverá morangos, ervas aromáticas e duas colmeias, entregues aos cuidados de um carpinteiro da Casa Branca que também é apicultor.

As sementes serão orgânicas, assim como os fertilizantes e repelentes de insectos.

Segundo o “Washington Post”, há dez anos que vários movimentos pedem uma horta biológica no jardim da Casa Branca. “Nada poderia ser mais entusiasmante”, comentou Alice Waters ao jornal. Waters é “chef” do restaurante Chez Panisse, em Berkeley, Califórnia, e que desde a primeira administração Clinton pede uma horta na Casa Branca.

Mas a horta dos Obama não será a primeira na Casa Branca. O Presidente John Adams (1797 – 1801) plantou uma em 1800. Em 1918, Woodrow Wilson (1913 – 1921) levou ovelhas para fertilizar os relvados da Casa Branca e conservar recursos num palco de guerra. Em 1943, Eleanor Roosevelt plantou um jardim da vitória, inspirando milhões de norte-americanos a plantar os seus próprios alimentos durante e Segunda Grande Guerra.

Os esforços recentes têm sido mais modestos, conta o jornal. Jimmy Carter, em 1978, recusou os pedidos para a plantação de uma horta. Nos anos Clinton foi plantada uma pequena horta no telhado da Casa Branca, tendo sido rejeitada a ideia de uma horta nos jardins por alterar a concepção formal dos terrenos.

Sem comentários: