terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CURIOSIDAES O IMPORTANTE MUNDO DOS INVERTEBRADOS


Quantas espécies vivas existem na face da Terra? Essa questão é impossível de ser respondida, embora estimativas possam ser consideradas.
As estimativas têm variado entre 5 e 30 milhões de espécies. O que se sabe, com certeza, é que os cientistas já descreveram cerca de 1.390.000 espécies, das quais, 1.033.000 pertencem ao reino animal.

Surge então uma outra pergunta interessante: qual é o grupo com maior número de espécies entre os animais? Se você respondeu que são os mamíferos, cometeu um grande equívoco. Se respondeu que são as aves, errou novamente. Peixes? Não, de novo! Então, qual será o grupo recordista em espécies? São os invertebrados, aqueles animais que geralmente apresentam pequeno porte e que, como o nome indica, não possuem ossos.
Na verdade, cerca de 96% das espécies conhecidas pertencem ao grupo dos invertebrados e apenas 4% pertencem ao grupo dos vertebrados.
Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodos (como insetos, aranhas e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas e mariscos). Embora algumas espécies possam causar prejuízos ao ser humano, inclusive em termos de saúde pública, muitas são benéficas, direta ou indiretamente.
O delicado equilíbrio de qualquer ecossistema, seja uma exuberante mata tropical ou uma fria região nas profundezas oceânicas, depende das múltiplas interações realizadas pelas diferentes espécies de seres vivos.
Uma única espécie que seja extinta, por mais insignificante que possa parecer, pode alterar, de maneira imprevisível, o equilíbrio existente. Por isso, os invertebrados também devem merecer a atenção dos cientistas que se preocupam com a conservação da fauna.


FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
Texto de Flavio de Barros Molina
Atualizado por Simone S. Corazza-
Bióloga Aprimoranda do Setor de Répteis

Sem comentários: