sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Poupar energia em casa (Maria do Rosário Rocha, 11 anos, Aveiro)


Poupar energia significa diminuir a quantidade de energia utilizada quando realizamos qualquer acto do nosso quotidiano.


Gastar menos energia tem várias vantagens - poupa-se dinheiro e ajuda-se o Ambiente.


A produção de energia requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante mais tempo.


É muito fácil poupar energia em casa.


Existem vários princípios que permitem diminuir o consumo de energia e, como consequência, diminuir os custos do funcionamento tais como:


- Evitar ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário.

- Procurar utilizar os transportes públicos nos trajectos diários. Para distâncias curtas optar por deslocar-se a pé.

- Procurar calafetar as portas e janelas, e isolar paredes, tectos e pavimento da casa. Ao fazê-lo, economiza-se energia e a reduz-se o gasto em sistemas de climatização.

- Antes de comprar um novo equipamento, verificar a etiqueta energética e optar por aquele que apresentar menor consumo de energia.

- Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.

- Desligar os equipamentos no botão, em vez de desligar no comando. Os aparelhos em modo stand-by, continuam a gastar energia.

- Evitar abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando for necessário abri-la, ser o mais rápido possível. Verificar periodicamente o estado da(s) borracha(s) das portas do frigorífico.

- No Inverno, aproveitar a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas.

- No Verão, evitar que o ar condicionado esteja a funcionar com as janelas abertas.

- Utilizar as máquinas de lavar com carga completa e num programa de baixa temperatura.

- Utilizar baterias ou pilhas recarregáveis em vez das descartáveis.



A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada pessoa para que as cidades, o mundo, o planeta e até mesmo as casas se tornem lugares melhores para viver.

Sem comentários: