segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Por que é que o petróleo não afunda?



Material


frasco de vidro transparente de boca larga
copo, colher
água, óleo alimentar, melaço, geleia ou compota
Uma pilha de líquidos

Há barcos muito grandes que transportam o petróleo dos países que o produzem para outros países que o consomem. O petróleo é um líquido preto com a qual se produz a gasolina e os plásticos. Por vezes estes barcos têm acidentes e o petróleo espalha-se no mar. Muitos pássaros, como as gaivotas, quando tentam apanhar peixes ficam cobertas de petróleo e acabam por morrer. Por que é que o petróleo não afunda?
Já sabes que certos objectos afundam na água e outros flutuam. E o que acontece se juntares diferentes líquidos? E um objecto que flutua na água também flutua noutros líquidos?
Para responder a estas perguntas tens de experimentar e ver.
Pega num frasco de vidro e deita dentro meio copo de água. Junta meio copo de óleo. O que acontece? Mexe com uma colher e deixa descansar. O que observas? O óleo flutua na água!
Junta agora com cuidado geleia. O que aconteceu à geleia? Ela foi ao fundo!
Alguns líquidos flutuam na água e outros afundam!
Agora já percebes por que 'e que o petróleo não afunda! E também ficas a saber porque vês na sopa umas bolhas de azeite a flutuar! A sopa é feita de água, vegetais e azeite, e o azeite flutua na água!
Acrescenta agora à tua pilha de líquidos alguns objectos: uma rolha, um pedaço de batata, um pedaço de maçã, um clipe e outros objectos. O que observas?

Sem comentários: