segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Curso BIOHORTA - Criação de uma Horta Biológica


A Fundação BioLogica promove a 1ª edição do Curso BIOHORTA - Criação de uma Horta Biológica, em Vila Nova de Gaia, nos dias 29 de Outubro e 12 e 26 de Novembro, das 15h00 às 19h00.

"Trata-se de uma formação teórico-prática, de 12 horas, dividida em três sessões quinzenais, destinada a todos os que possuam uma pequena parcela de terreno onde pretendam cultivar segundo o Modo de Produção biológico, para consumo próprio, às escolas que pretendam implementar uma Horta biológica escolar e atodos os interessados pelo tema", explicam os organizadores.

O curso - realizado numa parcela da horta da Escola EB 2/3 Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia - abordará, entre outras questões, a fertilidade do solo, técnicas de preparação do terreno, plantação e sementeira, controlo de infestantes e coberturas orgânicas.

A ideia de realizar sessões quinzenais é permitir que os participantes - de zonas rurais ou urbanas - acompanhem a evolução das plantações, explicou a Fundação ao PÚBLICO. A vertente prática do curso é realizada numa horta que se vai manter, para não desperdiçar os recursos utilizados.

Com o curso, "os participantes ficarão habilitados a criar e manter uma horta biológica, utilizando sobretudo a prevenção de pragas e doenças, mas ficando com os conhecimentos de tratamento biológico de eventuais pragas e doenças que possam aparecer".

Cada participante receberá ainda um manual de 60 páginas para apoio na continuidade da implementação da Horta Biológica.

O curso tem um custo de 55 euros e está limitado a 30 participantes.

A Fundação BioLogica foi criada a 21 de Junho deste ano para dar apoio à bioeconomia, onde a agricultura biológica é apenas uma das preocupações. Neste âmbito, a fundação pretende contribuir para organizar o sector e sensibilizar a população. Este curso pode ser realizado em qualquer ponto do país, desde que haja interesse, explica a Fundação.


Contactos:

Telef: 707.294.483

Fax: 22.940.82.01

Email: info@biologicaonline.com

Sem comentários: