domingo, 12 de outubro de 2008

CIÊNCIA Nº4 Quantas argolas tens? MUITO MAIS EM http://mocho.pt/)


Material


folha de papel A4
tesoura e lápis de cor
cola ou fita-cola

A Fita de Moebius

A matemática ajuda-te a comparar tamanhos de países e distâncias. Vamos descobrir como a matemática pode ser divertida. Precisas de uma folha de papel A4. Corta 2 fitas aproximadamente de 4 cm de largura no sentido do comprimento . Pinta ambos os lados das fitas de cores diferentes, por exemplo azul e vermelho. Traça um risco, com a ajuda de uma régua, a meio de cada fita e de ambos os lados.
Pega na primeira e, com cuidado para a não torceres, cola ambas as pontas. Depois de colada ficarás com uma cor do lado de dentro e outra cor do lado de fora.
Vamos, agora, à segunda fita. Desta vez antes de colares ambas as pontas torce a fita uma vez. Quando colares deverás estar a colar azul sobre azul (ou vermelho sobre vermelho). A superfície de Moebius é o nome da argola torcida que fizeste. Vais fazer com ela um truque muito engraçado!
Corta ambas as argolas pelo risco que têm no meio. O que obténs? No primeiro caso ficas com duas argolas nas mãos. No segundo caso, tens novamente apenas uma argola só que duas vezes mais comprida! É espantoso, não é?
E se voltares a cortar ao meio a argola que obtiveste? O que acontece?

Sem comentários: