sábado, 13 de setembro de 2008

FIMP 2008 - Festival Internacional de Marionetas do Porto


De regresso à Praça D. João I, no Porto, o Festival Internacional de Marionetas começa a edição deste ano com um hino - composto por Hélder Gonçalves, dos Clã, e tocado por uma fanfarra - que convoca o público para o espectáculo de abertura. A primeira peça é a única dentro de portas, no Teatro Carlos Alberto. O festival está em cena de 12 a 20 de Setembro.
Companhia La Zouze, Teatro Praga, Teatro de Ferro, Balleteatro e Movimento Incriativo são alguns dos grupos que participam este ano no festival. O FIMP vai ter uma "Residencial da Praça", onde decorrem projectos de intervenção artística, e muitos elementos móveis: uma floresta ficcional e mutante, um grande palco e pequenas ilhas.
Ao fim da tarde - e durante toda a semana - há rádio ao vivo com conversas, música, notícias e entrevistas. Os fins-de-semana são dedicados às famílias, com oficinas e espectáculos para todos. À noite é a vez das diversas propostas nas áreas da dança, música, circo e marionetas e objectos.
O espectáculo de abertura faz-se associado à celebração dos 20 anos de criações e actividade do Teatro de Marionetas do Porto. "Macbeth" é apresentada no dia 12 de Setembro, no Teatro Carlos Alberto.

Sem comentários: