quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dicionário de Internetês


Arroba (@)
A arroba usa-se nos endereços de correio electrónico, colocado antes do domínio.
Pode dizer-se "arroba" ou "at" ("em", em inglês - lê-se "et").

DICA
Não confundas:
- se tem @ é um endereço de e-mail.
- se tem www é um site.
As duas coisas juntas não é nada... É disparate!



Anexo ("attachment", em inglês)
Esta palavra aparece normalmente em inglês ("attachment") e significa que há (ou que se pode pôr) um ficheiro (documento, imagem, etc.) anexo à mensagem.


Bit
É uma das medidas usadas em informática para medir quantidades de informação: 8 bits = 1 byte.


Bookmark
Com uma "bookmark" (marca/marcador de livro) podem-se "marcar" os endereços das páginas preferidas. Habitualmente está na barra superior, e chama-se "favoritos" (ou "favorites", em inglês).


Browser
O browser é o programa que temos instalado no computador e nos possibilita aceder à Internet. Há vários tipos de browser.


Bug
É uma falha num programa, numa aplicação ou no computador. É aborrecido e às vezes impede que se funcione normalmente ou que as coisas corram como deviam.


Byte
É outra das medidas usadas em informática para medir quantidades de informação: 1 byte =8 bits.


Cache
Espaço de armazenamento temporário. É o nome que se dá à memória do disco rígido do computador que guarda os dados recentes, para que, se esses dados forem pedidos outra vez pouco tempo depois, não demorem muito tempo a carregar.
Para actualizar esta memória (se algo tiver sido mudado entretanto) é bom fazer o "refresh" (actualizar) - na barra superior.


Comércio electrónico ("e-commerce", em inglês)
É tudo o que se vende e compra através da internet.


Crash
É um termo inglês que serve para descrever quando um programa ou um sistema operativo encrava ou altera o funcionamento normal.


Domínio
É o nome da empresa ou marca que tem alojado o servidor. Mais simplesmente, é o que vem a seguir à @. Neste caso é o "junior.te.pt".


Download (em português "descarregar")
Significa descarregar (passar, transferir) um ficheiro de uma determinada página da Internet para o nosso computador.


E-mail (webmail ou, em português, correio electrónico)
É o correio electrónico. Diz-se das mensagens enviadas (como cartas de correio) e é também o sistema ou programa que possibilita enviá-las e recebê-las.


FAQ
É o conjunto de algarismos que é dado a cada computador ligado à Internet e que serve como seu endereço. Não se vê.
Também aparece em alguns sites em inglês, mas significa Frequently Asked Questions = Questões Mais Frequentes (sobre um dado assunto).


Firewall
É um programa ou um equipamento que protege uma rede de computadores, restringindo o acesso a zonas determinadas. A tradução (para se perceber melhor) é "parede corta-fogo" e assim entende-se mais claramente a sua função. Evita o acesso a alguns sites pouco seguros ou a entrada em alguns sites.


Freeware
É um programa que se pode descarregar para o nosso computador e é gratuito.


FTP
Traduzindo, é File Transfer Protocol e chama-se assim a um procedimento (diz se, neste caso, protocolo) que dá para transferir ficheiros de páginas da Internet (ver "download").


Gif
É uma das extensões (as três últimas letras de um ficheiro. Neste caso é: .gif) de um dos tipos possíveis de ficheiro de imagem.


Hacker
Pessoa que tem como desafio ultrapassar barreiras informáticas, acedendo a sites ou páginas de acesso restrito, sem autorização.
Um cracker é o mesmo, mas com actividade criminosa.


Hiperligação (em inglês "hyperlink" ou, mais habitualmente, "link")
Existe quando num texto ou imagem de uma página na internet há uma ligação (link) a outra página, que se activa clicando sobre essa palavra ou imagem.
Nota-se bem pois, passando com o rato, aparece a mãozinha e depois (voltando atrás) muda de cor. Normalmente vem sublinhado.


Homepage (em português "página de entrada")
É a página de entrada de um site, a primeira que se vê. É como se fosse a capa de um livro.


HTML (sigla de HyperText Marker Language)
É a linguagem mais utilizada para construir páginas na internet.


Internet
É a rede mundial de comunicação por computador - via ligação telefónica - que permite trocar mensagens e aceder a muita informação.


IRC (webIRC - sigla de Internet Relay Chat)
É o nome mais técnico para o "chat" ou "sala de conversa". Há imensas na internet, temáticas ou não. É também o serviço que torna possível que vários utilizadores da internet comuniquem entre si, em tempo real e em modo de texto.


ISP (sigla de Internet Service Provider)
Significa Internet Service Provider e é o serviço que permite o acesso à Internet. Em português diz-se: Fornecedor de Acesso à Internet.


Java
Linguagem de programação.


JPEG
É uma das extensões (as três últimas letras de um ficheiro. Neste caso é: .jpg) de um dos tipos possíveis de ficheiro de imagem.


Kbps
Quer dizer kilobits por segundo. É a unidade que mede a velocidade de transmissão de informação.


Largura de Banda
É a velocidade máxima que pode atingir uma ligação à Internet. Agora com a banda larga... é mais rápido!


Mailing List
São listas de pessoas (os seus e-mails) registadas num dado site que o fizeram para receberem mensagens por correio electrónico - querem receber informação, novidades, etc. Depois, estando nas mailing lists, recebem-se newsletters...


Megabyte (Mb)
É outra das medidas usadas em informática para medir quantidades de informação, tal como o bit e o byte. Cientificamente são 220 bytes (= 1,048,576 bytes), mas normalmente fala-se em 1 milhão de bytes. A abreviatura é: MB.


Mensagens de correio electrónico
São mensagens que são enviadas electronicamente (através do correio electrónico/webmail/e-mail) e que podem ter ficheiros anexos, de texto e/ou imagem.


Modem
É o nome do aparelho que faz a ligação (por linha telefónica) do computador à internet.


Navegar
Seguir de uma página para a outra seguindo as ligações (links).


Newsgroups
São grupos de utilizadores da internet que, juntos, e por pertencerem a um "newsgroup", trocam ideias, informações e opiniões entre si. O que os distingue é que todas as mensagens são visualizadas por todos os membros. Também se chamam grupos de discussão.


Newsletter
São mensagens tipo "jornal" que se enviam regularmente. Vê também o que diz em "Mailing List".


Proxy
É um sistema que regista no seu disco a informação relativa aos locais onde os utilizadores acedem e, quando um utilizador tenta aceder a um local onde outro já acedeu antes, faz com que esse acesso seja muito mais rápido. É mais ou menos como a função da cache do computador.


Servidor (Em inglês: Server)
É o computador central que gere e passa a informação a outros computadores que a ele estão ligados em rede (ou, por exemplo, é aquele que se está a utilizar para aceder à Internet).


Spamming
É o envio, por listas de e-mail não organizadas e sem as pessoas pedirem, de informação que não interessa a um grande número dessas pessoas que logo que a recebem consideram-na "lixo".


TCP/IP (sigla de Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
É um protocolo (conjunto de regras e normas) que define o conjunto dos conceitos técnicos utilizados pelos computadores para funcionar com a internet.


URL (sigla de Uniform Resource Locator)
É o endereço das páginas de Internet (por exemplo:http://www.junior.te.pt). Normalmente começa com o "http", mas basta escrever o "www" ou às vezes só o que vem a seguir...
Não confundir com um endereço de e-mail!


WYSIWYG (acrónimo de What You See Is What You Get)
Aquilo que se vê no écrã, enquanto se trabalha, é igual ao resultado final, quando se programa ou se visualiza algo.


WWW (sigla de: World Wide Web)
É o universo de todas as páginas de Internet que existem em todo o mundo.


Zip
Criar um ficheiro .zip é um modo de compactar ficheiros através do programa PKZip ou WinZip. É uma boa solução para armazenar ou transferir ficheiros.

Sem comentários: