segunda-feira, 19 de maio de 2008

CURIOSIDADE Nº3 Lula gigante é o animal com os maiores olhos do mundo

Cientistas que estudam a carcaça de um rara lula colossal afirmam ter encontrado na criatura olhos de 27 centímetros de diâmetro - maiores que um prato de comida - o que seria o maior olho de um animal deste planeta.

Um dos olhos da lula, com a lente do tamanho de uma laranja, foi encontrado intacto enquanto os cientistas examinavam a criatura, que foi degelada no museu nacional da Nova Zelândia, Te Papa Tongarewa. Ela estava preservada em gelo desde sua captura no Mar de Ross, ao largo da Antártida, em 2007.

"Este é o único olho intacto de lula gigante já encontrado. É espetacular", disse o especialista da Universidade de Auckland, Kat Bolstad, membro de uma equipe internacional que examina a carcaça. "É o maior olho conhecido no reino animal".

Essa lula é o maior espécime já capturado da misteriosa espécie Mesonychoteuthis hamiltoni. Quando foi pega, media 8 metros e pesava quase 500 kg, mas cientistas acreditam que outros indivíduos da espécie podem chegar a 14 metros.

"Ela tem uma lente enorme, do tamanho de uma laranja, e captura um tremendo monte de luz nas profundezas escuras em que vive", disse o pesquisador sueco Eric Warrant, especialista em visão de invertebrados.

As lulas podem mergulhar até 2 km de profundidade e são predadores agressivos.

Sem comentários: