GAMES, JOGOS, FOTOS, NATUREZA, LINKS, ANIMAIS PARA TODOS QUE FALAM PORTUGUÊS NO MUNDO.
sexta-feira, 21 de março de 2008
21 de Março - Dia Mundial da Floresta
As comemorações em Portugal
As comemorações dedicadas à Árvore e à Floresta iniciaram-se em Portugal apenas neste século, com a realização de Festas da Árvore de 1907 a 1917, as quais foram interrompidas pela instabilidade política e pela cultura política do Estado Novo, sendo retomadas em 1970, no âmbito do Ano Europeu da Conservação da Natureza, tendo continuado sem interrupção até aos dias de hoje.
A Festa da Árvore (1907-1917)
Em 26 de Maio de 1907 no Seixal realizou-se a 1.ª Festa da Árvore, promovida pela Liga Nacional de Instrução. Nesse mesmo ano, a 19 de Dezembro, realiza-se em Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal, outra Festa da Árvore.
Estava assim iniciado um movimento cultural e cívico de celebração dos benefícios da Árvore e da Floresta, constando essencialmente da plantação de árvores, de um ambiente festivo e de discursos de propaganda a favor da árvore.
O panorama florestal do país era propício a este movimento dada a significativa desarborização em que se encontrava e as necessidades crescentes em madeira. Ao longo do século XIX tinha-se processado uma significativa desarborização de folhosas, nomeadamente carvalhos e castanheiros, as serras do interior estavam profundamente erosionadas e era necessário secar pântanos e fixar dunas através da arborização.
Em 1908 a Direcção Geral de Instrução chamou a si a responsabilidade de promover a generalização da Festa da Árvore a todas as escolas do país tendo sido a Liga Nacional de Instrução, de que era Presidente Bernardino Machado, a grande dinamizadora das Festas, até 1912.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário